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Artigos

23/02/09 Desafios

Segundo o estudo Research Management Challenges os maiores desafios ligados a recursos enfrentados pelas organizações....

06/09/10 Carreira Projetos

Na edição de agosto de 2010, a revista Você S/A trás uma especial reportagem sobre as áreas e os cargos que estão em crescente aquecimento no mercado brasileiro. Efeito este motivado pelo alto aquecimento da economia e que segundo os especialistas devem se prolongar pelos próximos anos....

06/03/11 Falta Profissionais

Segundo reportagem publicada na revista Você S/A, houve um aumento de 30% nos salários dos profissionais que atuam como gestores de projetos....

20/04/11 Exame PMP

O exame Project Management Professional (PMP) vai mudar em 31 de Agosto de 2011, com base em retorno recebido de portadores da credencial ao redor do mundo....

Coaching como Ferramenta para o Desenvolvimento da Liderança


É possível se tornar um líder ou os líderes nascem prontos, são natos? A liderança é um tema que desperta muitas discussões e hipóteses no meio filosófico, científico e religioso.

De acordo com Jack Welch, um dos mais importantes CEOs da GE, existem traços que são natos e outros que podem ser treinados e desenvolvidos. Stephen Covey, em seu livro Liderança baseada em Princípios, observa que as pessoas, os liderados, valorizam a ética do caráter, que significa que um líder precisa ter coragem de assumir riscos, ser honesto e cumprir o que se propôs.

Mas, segundo Covey, diversos lideres enfatizam a ética da personalidade, importando-se apenas em criar uma imagem e usar expressões de impacto. Para Richard J. Leider (2003) os lideres eficazes atuais possuem um forte sentido em sua essência. Eles possuem um propósito, valores e visão verdadeiros que orientam sua liderança. Para James M. Kouzes e Barry Z. Posner (2003) a liderança é um relacionamento entre aqueles que aspiram liderar e aqueles que optam por seguir.

O interessante é que até hoje nunca foi possível comprovar se a liderança é nata ou não. O que se sabe é que muitos líderes prosperam e outros não. Ao examinar as variáveis criticas para o sucesso nos três cargos mais elevados em grandes organizações, Jodi Taylor e seus colegas do Center for Creative Leadership (CCL) descobriram que o fator número um para o sucesso são os relacionamentos com subordinados (Taylor, 1998). Estudos anteriores do CCL demonstraram que a razão mais importante pela qual os executivos sofrem descarrilamento em suas carreiras é sua insensibilidade e incapacidade de compreender as perspectivas dos outros.(Goldsmith, Lyons, Freas, 2003).

Essa e muitas outras pesquisas de renome internacional (Revista Fast Company, Public Allies grupo sem fins lucrativos dedicado à formação de jovens lideres) destacam a importância da habilidade em lidar com pessoas. O que se percebe é que quanto mais alto um executivo chega na escala corporativa menos utiliza suas aptidões gerenciais e técnicas.

Liderança é uma competência aspirada por todos os profissionais que assumem cargos gerenciais e que lidam com equipes de trabalho, que precisam pensar estrategicamente e administrar mudanças. Em um processo de Coaching, a liderança é tratada como uma competência (comportamento/ habilidade) a ser desenvolvida, aprendida.

O Coaching Executivo/ Empresarial é um processo estruturado de desenvolvimento de competências comportamentais e liderança, focado em metas e objetivos claros e consistentes, alinhados a estratégia e demanda da empresa. Em Coaching obtém-se o melhor desempenho profissional, pois talentos e qualidades são potencializados, além de identificar o que emperra o desenvolvimento do cliente e ou equipe, influenciando diretamente na produtividade e lucratividade do negócio.

De acordo com algumas pesquisas do ROI (Retorno sobre Investimento), a Fortune 500 publicou recentemente um estudo incluindo 100 executivos que receberam o processo de Coaching, o ROI foi de 529%, ou seja, um retorno de cinco vezes a mais sobre o valor investido.

O Coaching é uma ferramenta que atende algumas das principais demandas, em termos de competências comportamentais, observados no mercado empresarial, tais como: capacidade de tomar decisões estratégicas efetivas; de administrar mudanças; de liderar efetivamente; de trabalhar em equipe direcionando-a para o seu melhor desempenho; habilidade na resolução de conflitos e de lidar com o estresse de maneira produtiva.

A questão agora é estar disposto a encarar o desafio do aprendizado e da mudança de comportamento para se tornar o melhor de si mesmo e atingir a melhor performance profissional!



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